Para ensinar o cão a fazer o xixi no lugar certo, temos que usar uma linguagem que ele entenda. De nada adiantará broncas longas, “sermões” e muito menos violência, porque o cão não entenderá nada e ficará mais confuso. Esqueça aquela história de esfregar o focinho do cachorro no tapete em que ele fez xixi ou bater nele com jornal. Isso não funciona, só deixa o cachorro assustado e ele não entende o que fez de errado.
No começo, deixe o filhote numa área restrita (uma lavanderia, por exemplo) toda forrada com jornal ou com um tapete higiênico (comprado em pet shops, é feito do mesmo material da fralda e absorve a urina). O espaço não precisa ser muito grande e vai variar com o tamanho do filhote. Deixe o cãozinho a maior parte do tempo nessa área e tire-o somente para brincar. Obrigatoriamente, ele fará suas necessidades sobre o jornal/tapete e ficará condicionado a fazer sempre lá. Vá aumentando aos poucos o acesso do cão às outras partes da casa, a medida em que você percebe que ele já procura o “banheiro” e consegue encontrá-lo quando está “necessitado”.
Depois dessa etapa, tanto para filhotes como cães adultos, proceda da seguinte forma: quando ele fizer as necessidades fora do jornal/tapetinho, diga “não” com voz mais séria, leve-o até o jornal e diga “aqui”. Mas é importante que o “aqui” seja dito com voz amiga e você o acaricie. Ele deve associar: xixi fora do jornal = bronca, voz séria; xixi no jornal = carinho, voz amiga. Sempre que ele acertar, faça festa. Lembre-se que os machos urinam em vários pontos da casa para marcar território. Nesse caso, apenas a castração resolverá. E se você demorar muito para operá-lo, o cão pode se acostumar a fazer xixi em vários locais da casa e aí nem a castração surtirá efeito.
Assim que o filhote começar a frequentar as ruas, em pouco tempo se acostumará a fazer as necessidades fisiológicas fora de casa. E você, como um cidadão consciente, levará um jornal ou saquinho para recolher das ruas as fezes de seu cão.