O organismo dos cães leva em média 12 horas para metabolizar o alimento. Muitas pessoas acreditam que fornecer o alimento apenas uma vez ao dia é o suficiente, outras evitam de dar alimento aos cães a noite achando que dessa forma ele irá ficar mais “alerta”. Na verdade, o que ocorre é justamente o oposto, pois como ele metaboliza o que comeu em uma refeição em 12 horas, se não for alimentado novamente após esse período ele ficará sem energia. Portanto, ao alimentar o seu cão você deve observar na embalagem do produto fornecido as orientações e dividir a quantidade diária recomendada em duas ou três refeições.
Outro ponto importante é sempre colocar no comedouro a quantidade suficiente para apenas uma refeição de modo a não haver sobras, evitando assim a contaminação do alimento por agentes patogênicos.
A escolha do alimento também é muito importante devendo ser adequada às necessidades nutricionais do cão considerando a sua idade e porte.
Os cães filhotes por estarem em crescimento e desenvolvimento de ossos e articulações, possuem demandas nutricionais mais elevadas que os cães adultos. Nem todos os cães atingem a maturidade aos 12 meses e por isso devem consumir alimento para filhotes por mais tempo. Cães de raças pequenas se tornam adultos entre os 9 e 12 meses. Já os cães de raças grandes atingem a maturidade entre os 12 e 18 meses e raças gigantes entre os 18 e 24 meses de vida.
Os cães adultos de raças pequenas possuem o metabolismo mais acelerado que os cães adultos de raças grandes e gigantes e por isso possuem uma demanda maior de energia. Por este motivo que os alimentos para cães adultos de raças pequenas normalmente possuem níveis de proteína e extrato etéreo mais elevados do que os alimentos para cães adultos de raças grandes e gigantes.
Não esqueça de manter limpo o comedouro do seu cão e manter sempre disponível água fresca e limpa para o seu melhor amigo.