O passeio com o seu cão pode e deve ser um momento de descontração e interação para que seja desfrutado por ambos.
Mas, muitas vezes, sair na rua com seu animal de estimação pode se tornar uma tarefa difícil, pois pode acontecer de o cão ficar puxando a guia, pulando sobre as pessoas que caminham perto ou tentando brigar com os cães que encontram pela rua.
Você é o responsável pela forma como o seu cão se comporta ao sair para passear, pela socialização dele e por ensinar as condutas que ele deve seguir. No momento do passeio, seu animal de estimação deve entender que é você quem dita as regras.
Lembre-se que essa atividade é uma coisa que seu cão precisa, não só para fazer as necessidades fisiológicas, mas também para se exercitar e poder se relacionar com o entorno, longe dos limites de casa.
Com muita paciência e com normas coerentes e concretas, com certeza, você e o seu cão poderão desfrutar de uma saída agradável, amena e divertida.
Abaixo listamos algumas dicas que podem tornar essa tarefa mais fácil:
Evite a ansiedade
Muitos cães ficam ansiosos quando sabem que se aproxima o momento de sair para passear. Por isso, só coloque a coleira quando ele tiver se acalmado. Procure deixá-lo calmo antes de sair pela porta. Pare de andar se ele demonstrar que está impaciente e você tem que sair primeiro que ele. Deve ficar claro que você guiará o caminho e não ele.
Na rua, se ele demonstrar que pretende correr quase te arrastrando pelo chão e puxando a coleira, você deve interromper a caminhada até que ele se acalme. Você deve fazer o mesmo se ele apresentar agressividade com outros cães ou pessoas na rua durante a caminhada.
Organize distintas atividades
Se o ambiente permitir, o ideal é alternar a caminhada com momentos de jogos com seu animal de estimação. Como o treinamento deve ser uma coisa cotidiana, aproveite a ocasião para reforçar o que já foi aprendido e ensinar ordens novas.
Outra opção é utilizar esse tempo para você se exercitar também, porém evite levar seu cão para fazer longas corridas ou correr atrás de uma bicicleta, isso pode ser muito exaustivo para ele.
Deixe que ele seja cão
O passeio permite que seu animal de estimação não só queime energia e relaxe, mas permite que ele desenvolva os instintos de cão como marcar território, rastrear cheiros distintos, relacionar-se com outros cães etc. Disponibilize tempo para isso durante o passeio.
Dedique tempo suficiente aos passeios
Dentro de suas possibilidades, o ideal é levar seu animal para passear no mínimo duas vezes por dia.
Tenha em mente que um passeio longo antes de você sair para trabalhar pode ser sinônimo de um cão relaxado, que não ficará entediado nem destruirá as coisas da sua casa quando ficar sozinho.
O mais provável é que ele durma durante boa parte do tempo em que você ou sua família não estiverem em casa.
Prefira guias não muito longas
Desta forma você poderá controlar melhor as situações imprevistas como enfrentamentos com outros cães ou em que ele tente atacar outras pessoas.
Mostre-se calmo e seguro
Você deve conseguir que seu animal de estimação compreenda que você está no domínio para que ele não tente dominar a situação.
Recompense seu cão
Para ressaltar o bom comportamento durante o passeio recompense-o com carícias, elogios ou algum petisco.
Evite as horas de temperaturas mais extremas
Tanto no verão como no inverno devemos evitar sair nas horas em que o clima for menos favorável. Em dias quentes, dê preferência para os horários do início da manhã e final de tarde em que a temperatura esteja mais amena.
Evite superfícies quentes como asfalto, calçamentos e areia, pois o calor da superfície pode causar queimaduras nos coxins das patas dos animais. Leve sempre água fresca para oferecer ao seu melhor amigo.
Mantenha os mesmos horários
Isso pode ser aplicado tanto para as refeições como para os passeios. Assim você poderá sincronizar as saídas com o momento de fazer as necessidades.
Lembre-se também de levar os elementos necessários para poder recolher as fezes do seu cão.