O primeiro cio das cadelas ocorre normalmente entre o 7º e o 8º mês de vida e a maturidade sexual das cadelas ocorre após o primeiro cio. Por este motivo o melhor período para a cruza é a partir do segundo cio que ocorre normalmente a partir de 1 ano e 2 meses de vida.
O cio é o período em que a cadela aceita o macho e tem uma duração de 8 a 14 dias após o início do sangramento. Normalmente o intervalo entre um cio e o outro é de 6 meses.
Ao contrário do que se acredita a cadela não tem menstruação somente uma hiperemia da vulva com sangramento. Menstruação só ocorre em primatas (macaca e mulher).
O período de gestação é de 58 a 62 dias. Durante os últimos 20 dias de gestação e durante a lactação é indicado que a cadela consuma alimento para filhotes ou específica para cadelas gestantes para suprir a suas necessidades nutricionais que são maiores durante estes períodos.
A maturidade sexual do cão ocorre por volta de um ano de idade. O cão possui um bulbo que enche de sangue no interior do canal genital da cadela no momento da cópula, o que faz com que eles fiquem presos um ao outro por até 30 min.
O intervalo de nascimentos dos filhotes é de quinze minutos a uma hora, se ultrapassar uma hora deve-se procurar com urgência atendimento de um médico veterinário.
A temperatura adequada para os filhotes de cães é entre 30 e 35 graus, para se manter a temperatura ideal podem ser utilizados cobertores ou até mesmo uma lâmpada.
Os filhotes devem se alimentar somente com o leite materno até os 30 dias, após os 30 dias poderá se introduzir papinha de desmame e aos 45 dias poderá ser introduzido o alimento sólido. Para casos em que por algum motivo eles não possam ser amamentados, existe no mercado leites em pó que podem substituir a amamentação. Porém esse é um processo bem trabalhoso para o tutor, já que os filhotes devem mamar com bastante frequência. Além disso, para que eles consigam fazer as suas necessidades fisiológicas, a barriga e órgãos genitais dos filhotes devem ser estimulados com massagens e/ou com a ponta de um paninho úmido em água morna, por exemplo, para imitar os estímulos que a cadela faz com a língua em seus filhotes.
O leite de vaca não deve ser utilizado como alimento para cães, pois o mesmo possui uma quantidade de lactose muito superior à que os cães conseguem sintetizar, por este motivo pode causar distúrbios gastrointestinais.
A partir de 21 dias de vida os filhotes devem receber a primeira dose de vermífugo e aos 45 dias de vida devem receber a primeira dose de vacina. No caso de venda ou doação dos filhotes os mesmos só devem ser separados da mãe após os 60 dias de vida.
Todo o processo de reprodução e gestação dos cães requer muitos cuidados, por isto é fundamental a orientação do médico veterinário.